Tel: (85) 85 3244 1094

 Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2120 – Sala 1307 | 1308 – Aldeota – Fortaleza – CE

Quando começa a dignidade da vida humana? Infelizmente essa pergunta estará implícita na escolha de candidatos nessas eleições sem que muitos eleitores sequer tenham ciência disso. Enquanto 79% dos brasileiros (dados do IBOPE de 2014) entendem que a dignidade humana começa na concepção, que a vida do nascituro merece proteção e que o direito penal se faz necessário para essa proteção, 16% acreditam em um dogma, cuja veracidade não foi demonstrada em lugar algum do mundo, de que permitir e legitimar o aborto torna a sociedade mais saudável e as mulheres mais felizes e livres.

Os defensores da legalização contam com a desinformação para tentar fazer com que sua opinião elitista prevaleça. Eles não buscam o debate e a discussão da questão em seus méritos e repercussões. Sua linha de convencimento normalmente pende para o emocional, para a autoridade e para o escárnio da opinião contrária. Sem informação, o processo eleitoral é distorcido e deixa de representar a vontade e os valores do povo. Por isso, é imprescindível que todas as pessoas que sabem da importância desse tema busquem conhecer a opinião de seus candidatos e dos partidos a que eles estão filiados sobre a legalização do aborto. Do contrário, assumiremos o risco de elegermos quem não nos representa.

Um grande instrumento para evitar essa distorção é a Campanha A Vida Depende do Seu Voto, que vem coletando os compromissos dos candidatos contra a legalização do aborto e disponibilizando na internet. No Ceará, a relação dos candidatos que assinaram termo nesse sentido encontra-se no site www.movida.org.br

Leonardo Lima Nunes
Procurador federal

Fonte: Diário do Nordeste